PAGUE COM PIX E GANHE 5% DE DESCONTO

 

Um tapume de obra é uma barreira construída ao redor da área de uma construção para garantir a segurança de trabalhadores e passantes, bem como proteger o projeto em construção. Para confecção de um tapume podem ser utilizados diversos tipos de materiais, como compensados de madeira, chapas de aluzinco, chapas metálicas, tapumes de plástico reciclado, entre outros produtos.

Embora possa ser feito de outras formas, na maioria das vezes a estrutura dos tapumes é confeccionada com madeira, sendo utilizado escoras de madeira ou caibros (pontaletes) para os pilares de sustentação e, no sentido horizontal,  tábuas de madeira, geralmente com largura entre 10 e 15cm. A madeira mais utilizada é a madeira de eucalipto, pelo seu baixo custo, resistência e durabilidade.

Confira abaixo os tipos de compensados mais utilizados para confecção de tapumes:

  • Compensado Plastificado:  É o compensado mais utilizado para essa finalidade, pelo fato de apresentar maior resistência às intempéries e por possuir um acabamento mais discreto para o tapume. Permite fácil pintura e aplicação de adesivos com logomarcas e informações da obra.

     

 

  • Compensado Fenólico: Também bastante utilizado, apresenta ótima resistência às intempéries. Perde para o compensado plastificado por conta da aparência, já que é uma chapa de acabamento mais bruto e muitas vezes pintadas com coloração avermelhada.

   

 

  • OSB Tapume: Utilizado quando se deseja uma acabamento mais natural, tendo em vista que possui aspecto mais rústico, aliado à coloração verde, que contribui para um menor impacto visual. Bastante utilizado em obras de lotes de condomínios fechados, sendo muitas vezes definido como o padrão a ser utilizado pela administração desses locais